Como renovar o visual do quarto e economizar na reforma?

17/06/2019 às 11:25hs - Por: Luiza Possani

 

O quarto é um dos cômodos da casa no qual ficamos mais tempo. Por isso, este ambiente precisa ser agradável e relaxante, afinal, é o nosso refúgio em meio à agitação do dia à dia. É também o lugar ideal para momentos prazerosos de tranquilidade, descanso, carinho e cuidado.

 

Além disso, o quarto representa a individualização, à partir de um ambiente intimista e personalizado. É o local da casa onde o morador pode colocar o que mais combina com o seu gosto individual.

No entanto, exatamente por refletir a nossa personalidade e ser o cômodo que geralmente passamos mais tempo, é comum nos enjoarmos da decoração, mobília, cores, etc. Ou até mesmo olhar ao redor e pensar que o espaço não tem solução, seja pela bagunça ou pela decoração sem graça.

 

Reprodução: Pinterest

 

E quando o nosso quarto se torna um ambiente desagradável, isso com certeza é um enorme problema, não é mesmo? Passar muito tempo em um ambiente pouco confortável deixa os nossos níveis de  estresse lá no alto. Afinal, o exterior afeta diretamente a maneira como nos sentimos.

 

Por isso, quando percebemos que chegou o momento de realizar uma reforma é melhor colocá-la em prática! Mas, a gente sabe que nem sempre o saldo disponível na nossa conta bancária é compatível com o desejo de reforma. E foi por essa razão, que a Casa Mattos preparou 3 dicas econômicas e eficientes para você repaginar o seu quarto com pouco dinheiro e sem sufocos!

 

Paredes criativas

Reprodução: Pinterest

 

Qual o item que causa maior impacto em um cômodo? Se você respondeu: paredes, acertou em cheio! As paredes são telas. Por isso, a maioria das reformas têm início exatamente com elas.

 

No entanto, muitas vezes, ficamos presos apenas à reparos pontuais, como solucionar o problema do rodapé descascado ou conferir ao cômodo mais uma demão da mesma tinta. E assim, as paredes não ganham a devida atenção que merecem.

No caso dos quartos, elas são mais do que parte integrante da estrutura: são o reflexo da nossa personalidade. Por isso, a nossa dica é apostar na criatividade e a gente te mostra como:

 

Parede lousa

 

Reprodução: Pinterest

 

A parede lousa está em alta. Inicialmente muito utilizada em ambientes corporativos, logo, ela migrou para salas, áreas de lazer, cozinhas e outros espaços de integração.

Desenvolvida à partir de tinta lavável ou adesivos, a tendência mostra que realmente veio para ficar. E se adaptou perfeitamente também nos quartos, criando uma decoração leve, despojada e única. Outro ponto positivo da parede lousa é que ela não é estática. É uma peça em constante transformação devido aos desenhos, frases e contornos nela estampados.

Ou seja, enjoou da decoração? É só redesenhar! Giz, criatividade e mãos à obra.

 

Adesivos

 

Reprodução: Pinterest

 

Os adesivos e papel de parede vieram com tudo. A tendência é uma grande conhecida dos amantes por decoração. E eles não pararam no tempo! O design está sempre se renovando, contando atualmente com diferentes estilos, formatos, padrões e até versões tridimensionais.

 

Seja com a presença de frases, desenhos, formas geométricas ou estampas que imitam elementos da natureza, os adesivos representam uma das maneiras mais criativas de personalizar um cômodo de maneira moderna, eficiente e sem gastar muito.

E o melhor de tudo: enjoou? É só remover com cuidado, trocar a estampa ou retornar para o estilo anterior a partir de uma demão de tinta!

Cores

Reprodução: Pinterest

Não é um clichê! Pintar o cômodo é uma das melhores maneiras de repaginar o visual do seu quarto. A técnica é tradicional e para muitas pessoas é o primeiro item que vêm em mente ao pensar em reformas.

 

Mas apesar de clássica, não existe nada ultrapassado quando falamos em pinturas de parede. Você pode criar mix de cores, combinando tintas diferentes. Para quem gosta de exclusividade é ideal para atingir um tom único e extremamente moderno.

Outra dica é criar pontos de destaque, adicionando cor apenas à uma parede. O efeito cria um ponto visual, conferindo destaque para a área. Quer inspirações de cores? Aqui no blog da Casa Mattos nós falamos sobre as tendências em coloração Suvinil.

 

Iluminação

Reprodução: Pinterest

 

A iluminação correta do ambiente altera todo o clima do quarto. Inclusive, à luz artificial de um cômodo pode afetar o nosso humor, nos deixando mais relaxados ou estressados. Viu como a luz pode ser importante?

 

Por isso, a estratégia é adicionar luminárias ao espaço. A iluminação no teto não contribui para criar uma sensação de bem-estar necessária para o seu lar, já a luz do abajur é horizontal, o que faz com que ela preencha todo o ambiente e deixe o seu quarto muito mais agradável.

 

A dica é optar por abajures e luminárias de mesa, pois com a evolução destes itens, atualmente, eles fazem mais do que iluminar, ajudando também a compor toda a decoração do ambiente. Outra tendência em alta que ajuda a compor a decoração do seu imóvel é deixar os cabos das luminárias e lâmpadas à mostra, criando um efeito visual esteticamente muito interessante.

 

Cabeceira personalizada

 

Reprodução: Pinterest

 

Você é do time que adora imprimir personalidade e estilo em cada detalhe? Então a nossa dica é criar uma cabeceira exclusiva para a sua cama. Você pode utilizar palets, quadros, prateleiras, pisca-piscas. Painéis 3D , texturas, porcelanato e outros tipos de revestimentos.

 

O ideal é deixar à criatividade fluir para produzir os mais incríveis efeitos visuais. O porcelanato, por exemplo, é um material que está disponível no mercado em diferentes cores, possui alta resistência e uniformidade no assentamento. Devido às texturas disponíveis, você pode transformar a cabeceira da sua cama como preferir. Inclusive, existem peças em porcelanato que imitam madeira e texturas. São diversas opções, assim como um papel de parede, mas com uma durabilidade infinitamente superior.

 

O material em esmaltado garante alto brilho e pode deixar à cabeceira da sua cama ainda mais exclusiva. A limpeza e manutenção do porcelanato também é outro ponto positivo, pois ele é super fácil de cuidar e se bem manejado, mantém sempre o aspecto de novo.

 

 

Viu como é fácil ter um quarto lindo e bem decorado? Colocando as nossas dicas em prática,  você consegue imprimir  personalidade e sofisticação em cada detalhe do seu ambiente favorito!

 

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos! Ficou inspirado e quer começar a reforma? Então que tal visualizar como o seu projeto vai ficar? Faça um projeto 3D.

Mais Dicas e Novidades

Ganhe R$100,00 reais de desconto!

Válido para compras acima de R$ 2.000,00*. Clique e baixe seu cupom agora mesmo!
QUERO MEU DESCONTO
GET FREE AUDIT