Dicas de materiais sustentáveis para a sua obra

11/09/2019 às 15:34hs - Por: Luiza Possani

No planejamento da reforma ou da construção da casa própria, fazer pequenas trocas de materiais e ajustar alguns conceitos estéticos podem estar em sintonia com o meio ambiente e fazer a preocupação ecológica se tornar real. 

Algumas escolhas são bem-vindas e o meio ambiente agradece, por exemplo:

 

TINTAS ECOLÓGICAS

materiais sustentáveis

As tintas ecológicas são à base de água e produzidas a partir de pigmentos naturais. Algumas tintas também podem ser sustentáveis por meio de pigmentos vegetais. O lado bom das tintas à base de água é que elas não impermeabilizam a parede, assim, faz com que a parede respire e controle a umidade, favorecendo um espaço sustentável.

 

TELHAS ECOLÓGICAS

materiais sustentáveis

 

Este tipo de telha é ecologicamente correta porque ajuda  a reutilizar materiais. Geralmente são feitas de fibra de papel ou fibras naturais, e alguns modelos podem ser feitos de garrafas PET e embalagens Tetra-Pak. Ao retirar esses materiais da natureza, quando não utilizados, não poluímos o meio ambiente. E não é só isso, a telha ecológica tem várias vantagens em comparação com as telhas mais comuns no mercado.

CERÂMICAS 

materiais sustentáveis

Por natureza a cerâmica é um material ecológico e 100% reciclável. Além disso, é um dos revestimentos mais duráveis do mercado. Tudo é reaproveitado e vira matéria-prima para a indústria. E ainda seus formatos podem trazer elementos que imitam os naturais na decoração. 

 

TIJOLOS ECOLÓGICOS

 materiais sustentáveis

Produzidos a partir de misturas de solos, cimento e água, evita a combustão, o desmatamento, e a emissão de gases poluentes para o ecossistema. Outro lado positivo de se utilizar os tijolos ecológicos, é que necessitam de menos mão de obra e o custo de outros materiais como aço, cimento e madeira são menores. 

ENERGIA

materiais sustentáveis

Quando se pensa em projetos sustentáveis uma das primeiras coisas a se pensar é criar alternativas para geração de água e energia. É interessante o uso de painéis solares que reduzem os gastos no fim do mês. Também é indicado janelas grandes que contribuem para a iluminação e ventilação dos espaços.

 

Vantagens de uma casa sustentável

1 – Custo – benefício

2 – Durabilidade

3 – Conforto acústico

4 – Conforto térmico

5 – Beleza arquitetônica

6 – Versatilidade

7 – Sustentabilidade

Ofertas pra você

A Casa Mattos tem vários produtos incríveis com preços imperdíveis esperando por você. Clique aqui e confira as ofertas.

Mais Dicas e Novidades

Ganhe R$100,00 reais de desconto!

Válido para compras acima de R$ 2.000,00*. Clique e baixe seu cupom agora mesmo!
QUERO MEU DESCONTO
GET FREE AUDIT