Dicas para não ter desperdício de materiais na sua obra

23/09/2019 às 10:19hs - Por: Luiza Possani

Dados revelam que a maioria das obras costumam desperdiçar mais de 20% do material comprado. Esses materiais desperdiçados representam um aumento de custo da obra, além de impactar também o meio ambiente. Em busca de transformar esse cenário, este artigo traz dicas que podem ajudar a reduzir ao máximo o desperdício de materiais na sua obra. 

 

Dicas para combater o desperdício de materiais na sua obra

Obra é sempre algo muito complexo e gera bastante demanda para uma pessoa. As surpresas sempre surgem e quando parece acabar, surge um novo problema a ser resolvido. De forma geral, os impactos do desperdício são muito negativos. Além dos gastos desnecessários, gera perda de tempo e prejudica o meio ambiente. 

Para não enfrentar essa situação, veja a seguir algumas dicas que vão te ajudar a otimizar os processos e aproveitar todos os recursos da melhor forma. 

 

Faça um planejamento da obra

 

O primeiro passo extremamente importante é fazer um planejamento de cada detalhe da obra. Analise, compreenda e anote tudo que é necessário, a quantidade e o tipo de material. Nesta etapa, é importante contar com o auxílio de um profissional. A equipe da Casa Mattos, por exemplo, oferece suporte ao longo do processo, inclusive no momento do planejamento. 

 

Atenção na hora do orçamento

Depois do planejamento é hora de fazer o orçamento de todos os materiais que compõem a lista. É importante ressaltar que o melhor preço não deve ser o único atrativo no momento da decisão. Analise também a qualidade do material, afinal, como diz o ditado, o barato pode custar caro. 

 

Cuidado com a organização e armazenamento

Outra forma de evitar desperdício é tomar cuidado com o armazenamento do material. Prepare um espaço integrado à obra para armazenar esses produtos, pois o deslocamento intensifica as chances de desperdício. 

 

Escolha uma mão de obra qualificada

Um grande diferencial para o desperdício ou não de materiais da sua obra são os profissionais encarregados por ela. Portanto, procure indicações, pesquise, frequente algumas obras. É importante observar como eles lidam com os materiais, se eles se preocupam com detalhes como preparar a medida certa de concreto para que ele não endureça.

 

Compre os materiais aos poucos

Com receio da falta do material, é muito comum que as pessoas comprem tudo de uma vez só, mas essa atitude pode gerar desperdício e prejuízo. Portanto, procure comprar apenas o necessário e, caso seja preciso, volte na loja e faça uma nova compra. 

 

E aí, gostou das nossas dicas? A Casa Mattos pode ajudar você nos processos da sua construção ou reforma. Clique aqui e fale com um consultor.

Mais Dicas e Novidades