O ventilador é um eletrodoméstico que pode ser encontrado na maioria das casas. No verão, ele pode ser considerado indispensável em muitas regiões do Brasil. Mais econômico que o ar-condicionado ele pode ser uma ótima opção para sua casa.
Com grande variedade no mercado é sempre interessante conhecer as opções antes de escolher o melhor ventilador para sua casa.
Atualmente você encontra no mercado diversos modelos com diferentes tamanhos, estilos, capacidade de força e voltagem.
É importante pensar no ambiente que ele vai ser utilizado antes de escolher qual seria qual modelo de ventilador comprar.
Então vamos conhecer um pouco melhor cada opção:
O ventilador de teto é uma ótima opção para quem quer otimizar o espaço ou compor uma decoração. Com a luz já embutida ele junta o útil ao agradável podendo dar mais estilo e personalidade ao ambiente.
Quer saber como escolher um ventilador de teto? A melhor forma é pensando na área do cômodo que ele vai ser instalado. É importante entender se o produto escolhido tem força para atender o ambiente como um todo.
Quando maior o m² do ambiente, maior e mais forte deve ser o ventilador escolhido. Atualmente já existem modelos que atendem até 16 m², até 20 m², até 28 m² e acima de 28 m². Para saber qual a metragem quadrada do cômodo é só medir a largura e depois o comprimento, e multiplicar os valores.
Depois de descobrir qual a potência que você precisa, lembre-se de conferir a voltagem do produto, eles podem ser de 110v ou 220v. Se sua decoração é mais clássica, você pode escolher uma opção branca, agora se quer que ele tenha destaque ou quer algo mais moderno, um ventilador de teto preto pode ajudar a compor o ambiente.
Leia mais sobre decoração:
- Estilos de decoração: conheça os principais e identifique o seu
Muito comum locais de comércio ou espaços de grande circulação de pessoas, temos o ventilador de parede. Geralmente são modelos maiores e com mais intensidade nos ventos.
Como o nome sugere, sua instalação é feita na parede do local, é preciso ter cuidado com a altura para que ninguém esbarre a cabeça.
Ele é uma excelente opção para sua varanda ou garagem, por exemplo, pois com uma potência maior consegue espalhar o vento por espaços mais amplos.
Também conhecido como ventilador de pé, são aqueles modelos que vem no alto de um haste geralmente regulável.
É um modelo bem prático para o dia-a-dia já que não precisa de suporte para melhor a altura do vento, é um ventilador de chão. O que pode facilitar caso precise ser movido por mais de um cômodo.
O ventilador de mesa é um modelo menor e por isso ocupa menos espaço no cômodo. Pode ser usado direto no chão ou em cima de um apoio ou mesa, por isso o nome.
Também é encontrado com diferença em tamanhos e número de pás. É importante ver também a potência, geralmente quanto maior a força mais rápido vai ser a rotação e mais vento vai ser produzido.
Se você estiver pensando em usar o item no quarto, outro ponto importante é comprar um ventilador silencioso. Muitas marcas já têm investido nesse diferencial, por exemplo, o ventilador mondial VSP-40 de 40 cm e 6 pás, possui baixo nível de ruído.
Se você também tem dúvida sobre a diferença entre o ventilador e o circulador de ar, está basicamente na forma da climatização, ou seja como eles captam e liberam o vento.
De forma simplificada o ventilador puxa o ar do ambiente pela parte de trás das hélices e joga ele para frente, ou seja, ele impulsiona o vento. Já o circulador ar cria uma ventilação artificial para refrescar o ambiente.
Agora que você já sabe tudo sobre as opções que pode encontrar no mercado, é hora de aproveitar todas as vantagens de ser um cliente Casa Mattos.
Acesse também nossa categoria de ofertas e veja todos os produtos que estão com descontos imperdíveis para toda a sua casa e construção!
Ficou ainda com aquela dúvida? Fale agora com um vendedor em nossa central de atendimento e faça seu orçamento ou compre pelo WhatsApp.